O fim do home office

A coisa ganhou força semana passada com o fundador da Netflix afirmando ser contra o home office. Logo depois recebi um texto com uma comparação (meio forçada) do erro na new coke com a decisão das empresas que adotaram home office definitivamente no calor da hora da pandemia. Agora a pouco li no @braziljournal que o @jpmorgan afirmou que a produtividade caiu muito com o trabalho fora do escritório e já anunciaram a volta do pessoal para o escritório assim que possível. 

Eu no meu home office de baixa produtividade

O que eu tenho a dizer: nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Eu não acredito que o trabalho fora das sede física é a única solução para todas as empresas e todas as pessoas. Nem que não é. Apenas depende. O negócio é que a gente ainda quer tomar decisões em um mundo dinâmico e complexo com a cabeça da era industrial, da linha de produção, de Taylor e Fayol. 

Não é mais assim pessoal: precisamos pensar com a cabeça aberta, em diversidade de opções, modelos, caminhos… mas para isso precisamos aceitar a nossa própria diversidade, de que somos seres humanos únicos, complexos e cada um do seu jeito. 

Não se pode gerir mais com a cabeça de padronizar, enlatar, enquadrar, modelar… agora precisamos da cabeça para pensar, perguntar, provocar, aceitar, colaborar, adaptar… Vamos aceitar o home office para quem quer, na empresa que tem uma cultura para tal e quando tivermos prontos. 

Por hora, eu prefiro meu escritório em casa do que uma sala na Faria Lima. Tenho certeza que seria mais produtivo lá, mas quem se importa quando se tem essa vista? E você, se pudesse escolher, consegue trabalhar em casa ou prefere o escritório? 

#homeoffice #netflix #cultura #teletrabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s